Seminário VOX 2022 - Coordenadas para uma leitura dos movimentos da sedução

05/04/2022

A partir de abril, passo a coordenar este seminário no Instituto VOX que se estenderá ao longo de 2022.
Trata-se de um dos produtos da pesquisa que sustento há alguns anos em torno do tema da sedução e do erótico e que vem produzindo frutos. O percurso está orientado de modo a visitar o tratamento dado à sedução desde a etimologia e algumas transformações históricas decisivas, passando pelos desdobramentos que o tema obteve na cultura, desde a mitologia até os discursos jurídicos.

De um lado, a sedução é um modo de produzir deleite em meio à vertigem de sair de si. Não é muito distinto de uma demanda legítima que muitas vezes se apresenta em análise: "Não aguento mais ser eu mesmo, gostaria de conseguir ser outro". Pois a sedução é isso mesmo: quando nossa parte outra pode se-dizer em nós e nos tirar (mesmo arrancar) de um lugar.

De outro lado, a sedução é também aquilo sobre o que toda sociedade busca legislar: que se acabe com as aparências, as enganações, as decepções, e que haja uma verdade transparente e acessível (para que ninguém jamais seja seduzido novamente)!


E há ainda o instigante - e insuficiente - debate que precisamos fazer sobre o tratamento da sedução na história do campo analítico. Do esboço inicial de Freud, que fazia a sedução equivaler a um trauma, até o gradual desaparecimento desta noção, tentaremos fazer jus às torções que a sedução produz.
Estão todos convidados a participar dessa atividade: online, aberto e gratuito. Começa dia 5 de abril!