Seminário Efeitos Analíticos

03/08/2026

Após amadurecer esse projeto com muito carinho, nós dois, Laerte de Paula e Edson Rodrigues, ofereceremos, a partir de agosto, um Seminário intitulado 'Efeitos Analíticos'. A princípio, a atividade terá três anos de duração e os encontros terão início a partir do dia 3/08. Os encontros serão quinzenais e ocorrerão às 2as feiras, das 10h30 às 12h30.


Esse projeto acontece como fruto de pesquisas em andamento há pelo menos dois anos. Se quisermos investigar o que caracterizaria um conjunto de efeitos que possamos chamar propriamente de analíticos, com quais coordenadas poderíamos construir tal indagação? Quais efeitos um tratamento analítico se propõe deliberadamente a produzir?


Acompanhando jovens em início de formação e supervisionandos, a relevância desta questão se mostra de forma eloquente. Não é fácil nem evidente a um analista, mesmo após a leitura de muitos textos de Freud e Lacan, formalizar tais coordenadas para se situar em cada caso que acompanha.

Aos interessados, o formulário para inscrição está disponível aqui

Aguardamos vocês! 

Share