Desleituras: 2021

04/12/2021

O que é: Trata-se de um programa de encontros e debates relacionados a uma temática psicanalítica escolhida pelos realizadores do projeto.

Quem são os realizadores: o grupo atual conta com os psicanalistas Rodrigo Camargo, Vivi Ve, Laerte de Paula, Marina Graminha, Isaias Gonçalves Ferreira, Barbara Cristina e Estanislau Alves Silva Filho

Qual a temática escolhida: optou-se pelo livro 'Lacantroças' de Gregório Baremblitt, lançado pela editora HUCITEC em 1991 (como parte da coleção SAÚDELOUCURA) e composto por "duzentas troças para uma despedida".

Proposta: Será 1 encontro aberto com o intuito de exercitar o humor, perpassando-se por uma crítica aguda do lacanismo. A dinâmica será a mesma da de encontros anteriores, no intuito de circulação de palavra e trocas, bem ao modo de uma roda de conversa (com os limites que as possibilidades virtuais e online nos trazem). A ideia não é a transmissão do conteúdo do livro, nem tampouco trata-se do desenvolvimento de uma aula, mas, sim, de uma conversa disparada pela leitura do livro escolhido e que não fica presa a seu conteúdo. Quer dizer, a conversa pode seguir caminhos diversos e levar a discussões que não necessariamente se apresentem no livro. De fato, seria de interesse vislumbrar elementos possivelmente extrínsecos à leitura, seja porque tratar-se-iam de pontos que derivam do que no livro aparece, seja porque o questionamento e o estudo de premissas está incluído. Em suma, a proposta é realizar discussões que permitam o estudo e o debate aberto entre interessados em psicanálise e que estejam afim de conversa animada.

Local: Plataforma Zoom https://us02web.zoom.us/j/7661082659

Tempo de duração: 2 horas.

Participação gratuita [basta acessar o link]

Quando: 4/12/2021

Temas elencáveis - o hermetismo de Lacan; pensar risonhamente e rir reflexivamente; "a todos que querem partir" (como disse Gilles Deleuze); lacanálise.

Conferir: https://linktr.ee/desleituras

Psicanalistas convidadas: Priscilla Santos de Souza; Ana Paula Gianesi e Maria Teresa Lemos.