Desleituras: 2021

08/05/2021

O que é: Trata-se de um programa de encontros e debates relacionados a uma temática psicanalítica escolhida pelos realizadores do projeto.

Quem são os realizadores: o grupo atual conta com os psicanalistas Rodrigo Camargo, Viviana Venosa, Laerte de Paula, Marina Graminha, Isaias Ferreira, Barbara Cristina e Estanislau Alves [abaixo, segue o currículo de cada realizador].

Qual a temática escolhida: Desta vez o tema é o próprio autor Jorge Baños Orellana, isto é, trata-se de uma entrevista com o autor dos livros 'El Idioma de los Lacanianos', 'El Escritorio de Lacan' e 'La novela de Lacan'.

Proposta: Sendo uma espécie de terceira volta e fechamento das rodadas passadas (que especialmente perpassaram 'El idioma de los Lacanianos'), o intento agora é ouvir algo mais preciso e pontual do pensamento de Baños, a partir de perguntas previamente estabelecidas e pensadas para isso. Nesse sentido, à diferença das discussões abertas passadas, dessa vez será mais simplesmente um leve pingue-pongue, jogo mais rápido e circunscrito, talvez disso se extraindo algum aprofundamento ligeiramente mais definido. Algo em torno de 10 perguntas. Nada mais. Nem menos. Em síntese. (VALE FRISAR QUE SERÁ UM EVENTO SOMENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA, SEM TRADUÇÃO)

Local: Plataforma Zoom [https://linktr.ee/desleituras]
Join Zoom Meeting
https://us02web.zoom.us/j/7661082659
Meeting ID: 766 108 2659
Tempo de duração: 2 horas por encontro.
Participação gratuita [basta acessar o link]

Currículos:

Isaías G. Ferreira, psicanalista. Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP. Membro do Fórum do Campo Lacaniano do Grande ABC (Fórum em formação). Professor do curso de Psicologia da UNINOVE. Supervisor clínico de residentes em psiquiatria da Faculdade de medicina do ABC.

Viviana Senra Venosa, psicanalista. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Graduada pelo IP USP, onde também concluiu o mestrado, com a dissertação "O Ato de Cortar-se: uma investigação psicanalítica", na qual aborda o tema do cutting. Como parte de sua formação, fez o curso "Psicanálise" do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Trabalhou por oito anos no ambulatório Proata, da Unifesp-EPM, em equipe de atendimento aos transtornos alimentares. Convidada para conduzir seminários clínicos no CEP, desde 2017. Colaboradora no projeto Cozinha Como Experiência.

Rodrigo Camargo, psicanalista, fez sua graduação em Psicologia na USP e lá também fez mestrado em Letras na FFLCH, numa tentativa de articulação entre literatura e psicanálise. Foi membro do Latesfip (Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise), do Labô (Laboratório do Manuscrito Literário) e da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan. Atualmente é membro associado da CLIPP (Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise).

Barbara Cristina Souza Barbosa - Psicanalista, Docente na Universidade Nove de Julho (Uninove), Mestre em Psicologia Clínica pela USP e graduada em Psicologia pela Ufu. Atuou como supervisora clinico-institucional no Suas e Sus.

Marina Rachel Graminha Cury - Psicanalista. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo HCFMUSP-SP, com experiência em serviços de Pediatria no Hospital das Clínicas da FMUSP-SP e no GRAACC- UNIFESP.

Laerte de Paula, psicanalista, acompanhante terapêutico (AT) e mestre em Psicologia Clínica pelo Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP. Trabalha como docente em atividades de formação e transmissão da psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), atua no Setor Clínico da Rede de Atendimento do CEP e ocupa a função de Coordenador do Setor de Triagens desta mesma instituição. Mantém projetos de pesquisa relacionadas aos temas do erotismo, da sedução e da escrita. É autor de O Vento, A Chama, publicado pela Editora 106.

Estanislau Alves da Silva Filho - Psicanalista e tradutor em psicanálise, já passou por diversos cursos de formação e grupos de estudos, tanto no Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, quanto no CLIN-a (Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade), ou mesmo no Centro Winnicott de São Paulo, e inclusive no Instituto de Psicologia da USP.