Desleituras: 2021

30/01/2021

O que é: Trata-se de um programa de encontros e debates relacionados a uma temática psicanalítica escolhida pelos realizadores do projeto.

Quem são os realizadores: o grupo atual conta com os psicanalistas Rodrigo Camargo, Viviana Venosa, Laerte de Paula, Marina Graminha, Isaias Ferreira, Barbara Cristina e Estanislau Alves [abaixo, segue o currículo de cada realizador].

Qual a temática escolhida: optou-se pelo livro 'El idioma de los lacanianos' de Jorge Baños Orellana, lançado pela editora ATUEL em março do ano de 1995, que bem denota o caráter de reflexão sobre elementos fundamentais dos movimentos lacanianos 'de época' e atuais.

Proposta: realizar 2 encontros abertos, servindo-se de ideias do livro, com o intuito de discutir e estudar questões centrais da psicanálise lacaniana. Cada encontro será coordenado e organizado por dois dos realizadores, de modo que a estratégia e a responsabilidade pelo desenvolvimento da conversa no encontro ficará sob respectiva responsabilidade dos realizadores, que servirão de moderadores. Ademais, um ou mais convidado especial participará diretamente do debate [ou seja, um organizador convidará um ou mais pesquisadores psicanalistas dedicados a um ponto de interesse da conversa - de modo que sua participação só poderá enriquecer o debate]. Os sete realizadores, então, se responsabilizam por manter a conversa, instigá-la e provocá-la, inclusive elencando temas pontuais e questões-chave para cada encontro, mas igualmente não estando preocupados com a transmissão do conteúdo do livro, nem tampouco com o desenvolvimento de uma aula. Precisamente, não se trata de um curso, nem possui qualquer dinâmica explicativa. O encontro todo funciona mais como uma roda de conversa disparada pela leitura do livro escolhido e que não fica presa a seu conteúdo. Quer dizer, a conversa pode seguir caminhos diversos e levar a discussões que não necessariamente se apresentem no livro. De fato, seria de interesse vislumbrar elementos possivelmente extrínsecos à leitura, seja porque tratar-se-iam de pontos que derivam do que no livro aparece, seja porque o questionamento e o estudo de premissas está incluído. Em suma, a proposta é realizar discussões que permitam o estudo e o debate aberto entre interessados em psicanálise e que estejam afim de conversa animada.

Local: Plataforma Zoom [https://linktr.ee/desleituras]
Join Zoom Meeting
https://us02web.zoom.us/j/83231957795...
Meeting ID: 832 3195 7795
Passcode: 210984
Tempo de duração: 2 horas por encontro.
Participação gratuita [basta acessar o link]
Quando: nesta rodada, estão previstos dois encontros:

Primeiro encontro - 05/12/2020Temas discutidos - o hermetismo de Lacan; o recrutamento lacaniano; dilemas do Lacan-oral, do jargão, do legível e do 'escrevível'; a incidência do público

Segundo encontro - 30/01/2021
Temas discutidos - a reação 'neoclássica' dos acadêmicos (inversão kitsch e novela antibarroca); os lacanoeuropeus; a irredutibilidade do estilo lacaniano; à favor e contra a normalização.Adendos: Esta é a segunda edição do programa, com a possibilidade de ainda haver um terceiro encontro referido ao trabalho de Jorge Baños Orellana, mas a expectativa é de que outra rodada (3a edição) ainda possa ocorrer mais adiante em 2021.

Currículos:

Isaías G. Ferreira, psicanalista. Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP. Membro do Fórum do Campo Lacaniano do Grande ABC (Fórum em formação). Professor do curso de Psicologia da UNINOVE. Supervisor clínico de residentes em psiquiatria da Faculdade de medicina do ABC.

Viviana Senra Venosa, psicanalista. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Graduada pelo IP USP, onde também concluiu o mestrado, com a dissertação "O Ato de Cortar-se: uma investigação psicanalítica", na qual aborda o tema do cutting. Como parte de sua formação, fez o curso "Psicanálise" do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Trabalhou por oito anos no ambulatório Proata, da Unifesp-EPM, em equipe de atendimento aos transtornos alimentares. Convidada para conduzir seminários clínicos no CEP, desde 2017. Colaboradora no projeto Cozinha Como Experiência.

Rodrigo Camargo, psicanalista, fez sua graduação em Psicologia na USP e lá também fez mestrado em Letras na FFLCH, numa tentativa de articulação entre literatura e psicanálise. Foi membro do Latesfip (Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise), do Labô (Laboratório do Manuscrito Literário) e da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan. Atualmente é membro associado da CLIPP (Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise).

Barbara Cristina Souza Barbosa - Psicanalista, Docente na Universidade Nove de Julho (Uninove), Mestre em Psicologia Clínica pela USP e graduada em Psicologia pela Ufu. Atuou como supervisora clinico-institucional no Suas e Sus.

Marina Rachel Graminha Cury - Psicanalista. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo HCFMUSP-SP, com experiência em serviços de Pediatria no Hospital das Clínicas da FMUSP-SP e no GRAACC- UNIFESP.

Laerte de Paula, psicanalista, acompanhante terapêutico (AT) e mestre em Psicologia Clínica pelo Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP. Trabalha como docente em atividades de formação e transmissão da psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), atua no Setor Clínico da Rede de Atendimento do CEP e ocupa a função de Coordenador do Setor de Triagens desta mesma instituição. Mantém projetos de pesquisa relacionadas aos temas do erotismo, da sedução e da escrita. É autor de O Vento, A Chama, publicado pela Editora 106.

Estanislau Alves da Silva Filho - Psicanalista e tradutor em psicanálise, já passou por diversos cursos de formação e grupos de estudos, tanto no Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, quanto no CLIN-a (Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade), ou mesmo no Centro Winnicott de São Paulo, e inclusive no Instituto de Psicologia da USP.